Clobetasol melhora o quadro de Psoríase

Compartilhe esse Artigo
  • 34
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    34
    Shares

A psoríase causa sofrimento significativo e prejuízo na saúde de qualidade de vida dos pacientes afetados. Por esta razão, a qualidade de vida é uma medida essencial e importante do resultado do tratamento em pacientes com a doença. Propionato de clobetasol é uma classe de super corticosteróide tópico (MENTER et al.,2012).

A formulação de propionato de clobetasol  0,05% spray é aprovado para uso duas vezes por dia para até 4 semanas por pacientes maiores de 18 anos com placas psoriásicas  moderada a grave.  Os dados coletados de 2.236 pacientes inscritos em cinco ensaios clínicos demonstram melhora consistente de medidas de qualidade de vida usando vários instrumentos. Em um estudo randomizado e duplo-cego em pacientes com psoríase do couro cabeludo, o tratamento com propionato de clobetasol 0,05% spray produziu melhora significativamente maior na qualidade de vida em comparação com veículo. Quando comparado com o calcipotrieno, dipropionato de betametasona em pomada, spray de clobetasol 0,05%  produzido maiores taxas de depuração da lesão e melhoria semelhante na qualidade de vida após 2 a 4 semanas de tratamento. Quando spray de propionato de clobetasol 0,05% foi usado como monoterapia ou como uma terapia complementar, após 4 semanas de tratamento, aproximadamente 80% dos pacientes tiveram melhora consistente e significativa de qualidade de vida. concluiu- se que  spray de propionato de clobetasol 0,05% é um tratamento eficaz e seguro para a psoríase em placas e produz melhora significativa na qualidade de vida para os pacientes afetados (MENTER et al.,2012).

Figura:  Placas psoriásicas

A psoríase é um dos principais diagnósticos dermatológicos para pacientes mais idosos, bem como o número de pacientes idosos com psoríase  deve aumentar. Em um estudo sobre  práticas de saúde de consultórios médicos ambulatoriais dos EUA realizado de 1993 a 2009 detectou-se que houve 14,1 milhões atendimentos ambulatoriais para a psoríase entre a população idosa durante o período do estudo. Os pacientes mais velhos psoríase adultos eram do sexo feminino 52,4% e masculino 47,6%. O grupo etário mais freqüente para a psoríase foi a 55-64 anos. Os corticosteróides tópicos foram os medicamentos mais prescritos. Os Dermatologistas prescreveram mais o clobetasol enquanto os não-dermatologistas mais comumente prescreveram betametasona (WONG et al., 2012).

O clobetasol é um potente corticosteróide tópico, que possui propriedades antiinflamatórias, antipruriginosas e vasoconstritoras. É disponível em várias formulações, incluindo uma formulação spray que é aprovado para usar até 4 semanas em pacientes maiores de 18 anos  idade com placas psoriásicas moderada a grave . A eficácia e segurança do propionato de clobetasol 0,05% de pulverização tem sido extensivamente avaliado em ensaios clínicos em mais de 2200 pacientes com placas psoriásicas moderada a grave. Este artigo analisa a eficácia, segurança e tolerabilidade do propionato de clobetasol spray de 0,05%. Propionato de clobetasol spray de 0,05% é um produto tópico com uma eficácia documentada e perfil de segurança com boa aceitação em pacientes com placas psoriásicas moderada a grave (MENTER,2012).

Figura: Psoríase Infantil

Psoríase moderada a grave, muitas vezes requer tratamento sistêmico, mas nem sempre induz a remoção completa das placas psoriásicas nos pacientes. Em muitos casos, os médicos completam o tratamento biológico com agentes tópicos como terapia adjuvante para a obtenção de compensação adicional de placas. Foi avaliado  a eficácia da adição de um corticosteróide superpotente – propionato de clobetasol spray de 0,05% – para tratamentos de psoríase distintas. Neste estudo, o propionato de clobetasol 0,05% foi pulverizado duas vezes por dia.Um total de 159 participantes do estudo aderiu ao estável (> ou = duração de 3 meses) regimes terapêuticos que incluíam um tratamento biológico. Nessa população, no final do período de estudo, 81,0% dos participantes com doença moderada no início do estudo, 79,5% dos participantes com doença grave no início do estudo, e 58,8% dos participantes com doença muito grave no início do estudo foram classificados como Livre ou quase  livre das placas psoriásicas severas. A tolerabilidade foi avaliada na base de dados e incluíram eritema (20,3% leve, 8,9% moderada e 1,9% grave), descamação (26,6% leve, 7,0% moderada, 1,3% grave), ressecamento (34,8% leve, 8,9% moderada, 1,3 % grave), e ardor (25,3% leve, 3,8% moderada e 0,6% grave). Atrofia da pele e telangiectasia foram relatados em 1,3% dos participantes  durante o estudo. Prurido foi relatado em 7,6% dos participantes e foliculite foi relatada em 1,9% dos participantes (FELDMAN et al., 2009).

Em um estudo realizado através de uma  monoterapia de propionato de Clobetasol spray  de 0,05%  em 1254 pacientes, verificou-se  melhora significativa após 4 semanas de tratamento. Foi bem tolerado, tal como avaliado por eritema, descamação , ardor, atrofia da pele telangiectasia, prurido e foliculite. Doenças da pele e tecido subcutâneo, bem como distúrbios gerais e aplicação local condições definidas como possivelmente ou provavelmente relacionados com a terapêutica ocorreu em 1,0% e menos de 1,0% dos indivíduos, respectivamente. Além disso, os pesquisadores relataram que mais de 90% dos indivíduos ficaram  muito satisfeitos ou  satisfeitos com o realizado após a 4º seman. Com base nestes dados, propionato de clobetasol 0,05% de pulverização é uma monoterapia eficaz e conveniente tópica para placas psoriásicas moderada a grave ( MENTER,2007).

Figura: Embalagem Spray

Um estudo  comparou a eficácia e segurança do propionato de clobetasol (CP)0,05%  spray  ,em relação a pomada de  calcipotrieno(vitamina d3) 0,005% e dipropionato de betametasona 0,064% (C-BD) em pacientes com placas psoriásicas moderada a grave. Uma avaliação de gravidade da doença mostrou que 75% dos pacientes tratados com CP spray  alcançaram uma melhora  clara ou quase clara após 4 semanas de tratamento, em comparação a 45% dos pacientes tratados com a pomada C-BD (P = 0,003) . Os eventos adversos foram relatados por menos do que um terço de pacientes de cada grupo de tratamento, sendo 31% para o CP spray e 33% para C-BD pomada ( MENTER, 2009).

Um estudo realizado em 27 pacientes  avaliou a eficácia de pomada calcipotriene (vitamina d3) 0,005%  aplicado duas vezes ao dia e tacrolimus 0,1% aplicado duas vezes ao dia. A redução média da soma das pontuações de linha de base entre 8 semanas e foi significativa (P = 0,001) para calcipotriene sozinho (39,5%), por si só tacrolimus (38,2%), e a combinação de calcipotriene e tacrolimus (60,7%). A terapia combinada foi significativamente mais eficaz do que o tacrolimus sozinho (P = 0,043), mas não estatisticamente superior ao calcipotriene sozinho (P = 0,056). A maioria dos eventos adversos (EAs) foram relacionados com a irritação da pele e prurido, no entanto, não foram evidentes em EAs participantes dadas a terapia de combinação (TIRADO,2012).

 Psoríase do couro Cabeludo:

 A manifestação da psoríase do couro cabeludo é difícil de tratar. O estudo mostrou que  o propionato de clobetasol  0,05% em shampoo é recomendado em terapia de manutenção da psoríase do couro cabeludo (duas vezes por semana) aumenta significativamente a probabilidade de manter paciente em remissão, durante 6 meses em comparação com outro veículo ( PAPP et al., 2012).

O Propionato de clobetasol shampoo (CP) 0,05% é um tratamento eficaz e seguro para a psoríase do couro cabeludo. O objetivo deste estudo duplo-cego, randomizado, controlado por placebo foi determinar se o shampoo CP é adequado para controle a longo prazo da doença.Apenas cerca de um terço dos participantes tratados com veículo permaneceu livre de recaída em 1 mês. Após 6 meses, 31,1% (33/106) dos participantes do grupo de shampoo CP ainda estavam livres de recaída versus 8,1% (9/111) dos participantes do grupo de veículo. Não houve uma maior incidência de atrofia da pele, telangiectasia supressão do eixo, ou eixo hipotálamo-pituitário-adrenal (HPA) no grupo de shampoo CP em comparação com o grupo de veículo. shampoo de propionato de clobetasol  é eficaz e segura para o tratamento imediato e de longo prazo de manutenção da psoríase moderada a grave do couro cabeludo ( POULIN et al.,2010).

Figura: Psoríase do couro cabeludo

Dermatite seborreica do couro cabeludo moderada a grave

Antifúngicos tópicos e corticosteróides são os pilares do tratamento da dermatite seborréica. O tratamento imediato com shampoo de propionato de clobetasol 0,05% (CP) é um tratamento eficaz e seguro uma vez ao dia para a psoríase do couro cabeludo. O objetivo desse trabalho foi  avaliar a eficácia e segurança do CP sozinho e combinado com o shampoo de cetoconazol 2% (KC) no tratamento de dermatite seborreica do couro cabeludo moderada a grave.Este estudo  consistiu em três fases, cada uma com duração de quatro semanas. Durante a fase de tratamento, os indivíduos foram randomizados para receber KC duas vezes por semana (K2), CP duas vezes por semana (C2), CP duas vezes por semana, alternando com KC duas vezes por semana (C2 + K2) ou CP quatro vezes por semana, alternando com KC duas vezes por semana (C4 + K2). Todos os indivíduos receberam KC uma vez semanalmente durante a fase de manutenção e não foram tratados durante a fase de seguimento. O resultado desse estudo foi que no final da fase de tratamento, todos os três regimes contendo CP foram significativamente mais eficazes do que K2 em diminuir a gravidade da doença em geral (P <0,05). Ambos os regimes de combinação foram também significativamente mais eficaz do que K2 na diminuição cada sinal individual da doença (P <0,05). Todos os regimes foram bem toleradas, sem induzir qualquer atrofia da pele. Incidências igualmente baixos de eventos telangiectasia, queima e adversos foram observados entre os quatro grupos. Conclui-se que a terapia de combinação de duas vezes por semana, alternando com CP duas vezes por semana KC apresentou eficácia significativamente maior do KC sozinho e um efeito prolongado para o tratamento da dermatite seborreica do couro cabeludo moderada a grave ( ORTONNE et al., 2011) .

Psoríase ungueal:

Figura: Psoríase Ungueal

Figura: Psoríase Ungueal

 Psoríase ungueal pode afetar até 90% dos pacientes com psoríase  ao longo da vida e muitas vezes é um desafio terapêutico para os dermatologistas. Os tratamentos tópicos descritos na literatura demonstraram eficácia variável e resultados insatisfatórios, devido a dificuldade de  penetração do princípio ativo . Recentemente o uso de clobetasol em base de unha demonstrou resultados  satisfatórios e sem efeitos colaterais.Para determinar a eficácia e segurança de clobetasol em veículo base de esmalte , usou se três concentrações (0,05%, 1% e 8%) em pacientes com psoríase de unhas. Todos os grupos apresentaram uma melhora clínica , mas o melhor resultado foi na concentração de 8% (NAKAMURA et al., 2012).

Figura: Resultado do tratamento
Fonte: Nakamura, 2012

Nos últimos anos, os análogos da vitamina D3 e uma nova formulação contendo 8% de propionato de clobetasol em base de unha incolor têm produzido bons resultados para o controlo da psoríase ungueal .Em um estudo com 15 pacientes, todos responderam bem ao tratamento. O efeito terapêutico foi muito rápida e diretamente relacionada com a duração da terapia. Todas as alterações das unhas, incluindo a dor , foram reduzidas  o  Índice de Gravidade da Psoríase caiu a uma média de 78% em relação aos níveis basais (SÁNCHEZ, 2008).

Fórmulas : Acesse Aqui

Conforme a RDC23/2008, art. 36 – Para a divulgação de informações sobre medicamentos manipulados é facultado às farmácias o direito de fornecer, exclusivamente aos profissionais habilitados a prescrever.

Para acessar as fórmulas é necessário solicitar a senha pelo email [email protected] ou para um de nossos Farmacêuticos.

A senha será liberada exclusivamente para profissionais habilitados a prescrever.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Feldman SR, Koo JY, Johnson LA, Preston NJ.Clobetasol propionate spray 0.05% add-on therapy to a stable regimen of biologic treatment in patients with moderate to very severe plaque psoriasis.Cutis. Oct,2009.

Menter A. Clobetasol propionate spray 0.05% for the treatment of moderate to severe plaque psoriasis.Cutis. Feb,2012 .

Menter A.Topical monotherapy with clobetasol propionate spray 0.05% in the COBRA trial.Cutis. 2007.

Menter MA, Caveney SW, Gottschalk RW.Impact of clobetasol propionate 0.05% spray on health-related quality of life in patients with plaque psoriasis.J Drugs Dermatol.nov, 2012.

Menter A, Abramovits W, Colón LE, Johnson LA, Gottschalk RW.Comparing clobetasol propionate 0.05% spray to calcipotriene 0.005% betamethasone dipropionate 0.064% ointment for the treatment of moderate to severe plaque psoriasis.J Drugs Dermatol. 2009.

Nakamura RC, Abreu Ld, Duque-Estrada B, Tamler C, Leverone AP.Comparison of nail lacquer clobetasol efficacy at 0.05%, 1% and 8% in nail psoriasis treatment: prospective, controlled and randomized pilot study.An Bras Dermatol. Mar,2012.

Ortonne JP, Nikkels AF, Reich K, Ponce Olivera RM, Lee JH, Kerrouche N, Sidou F, Faergemann J. Efficacious and safe management of moderate to severe scalp seborrhoeic dermatitis usingclobetasol propionate shampoo 0·05% combined with ketoconazole shampoo 2%: a randomized, controlled study.Br J Dermatol.Jul, 2011.

Papp K, Poulin Y, Barber K, Lynde C, Prinz JC, Berg M, Kerrouche N, Rives VP.Cost-effectiveness evaluation of clobetasol propionate shampoo (CPS) maintenance in patients with moderate scalp psoriasis: a Pan-European analysis.J Eur Acad Dermatol Venereol.Nov, 2012.

Poulin Y, Papp K, Bissonnette R, Guenther L, Tan J, Lynde C, Kerrouche N, Villemagne H; CalePso Study Team.Clobetasol propionate shampoo 0.05% is efficacious and safe for long-term control of scalp psoriasis.Cutis. Jan, 2010.

Poulin Y, Papp K, Bissonnette R, Barber K, Kerrouche N, Villemagne H; Calepso Study Team.Clobetasol propionate shampoo 0.05% is efficacious and safe for long-term control of moderate scalp psoriasis.J Dermatolog Treat. May, 2010.

Sánchez Regaña M, Márquez Balbás G, Umbert Millet P.Nail psoriasis: a combined treatment with 8% clobetasol nail lacquer and tacalcitol ointment.J Eur Acad Dermatol Venereol. 2008

Wong JW, Davis SA, Feldman SR, Koo JY.Trends in older adult psoriasis outpatient health care practices in the United States.J Drugs Dermatol. Aug,2012

Tirado-Sánchez A, Ponce-Olivera RM.Preliminary study of the efficacy and tolerability of combination therapy with calcipotrieneointment 0.005% and tacrolimus ointment 0.1% in the treatment of stable plaque psoriasis. Cutis. Sep,2012.

9 Respostas para Clobetasol melhora o quadro de Psoríase

  1. Por que será que ainda não temos uma cura definitiva para a psoríase, se até para a AIDS, já temos a cura. O que está faltando aos nossos ilustres cientistas para realizar tal façanha? Espero ainda estar vivo quando esse desafio for vencido. Abraços

    • Rosilda Lima disse:

      O Brasil possui um quadro de excelentes cientistas, entretanto Francisco Esteves é impossível levar a cabo qualquer pesquisa científica em qualquer area do conhecimento sem dinheiro, tendo obrigatoriamente que implorar quase a exaustão por um mínimo de verba, e isso é apenas um dos problemas. Aqui no Brasil, infelizmente os cientistas não estão no quadro de funcionários da iniciativa privada, salvo pouquíssimas excessões, esses cientistas normalmente são professors de Universidades Federais e Estaduais e alguns poucos centros de pesquisa que comumente pertencem ao governo federal,e no caso da sua colocação é a Fundação Oswaldo Cruz do Ministério da ciência e tecnologia. Infelizmente não há muito que nós cientistas possamos fazer, e saiba que o sonho de todo e qualquer cientista e ver o seu trabalho sendo aplicado em prol da sociedade

  2. elza de figueiredo cunhamoreira disse:

    Gostaria de saber onde encontrar o propionato de clobetasol 0,05 para psoriase corporal e do couro cabeludo.

    • Gabriel Bastos disse:

      Prezada Elza, boa Tarde!
      É fundamental procurar um médico.Mas caso ele venha a prescrever o propionato de clobetasol 0,05%. Você consegue manipular na Artesanal Farmácia de Manipulação.
      Atenciosamente,
      Gabriel

      • nilson augusto dos santos disse:

        Pomada para Psoíase

        Ácido Salicílico————- 3%
        Clobetasol —————–0,05%
        Tint de Ipê Roxo———-5%
        Alantoína —————–0,5%
        Óleo de Rosa Mosqueta–5%
        Tint. Lappa Major—————5%
        Vaselina Sólida (qsq) 50g
        minha esposa utilizou esta receita que ganhou de uma alemã e resolveu. Procure um médico antes de usá-la

  3. Cesar R Moraes disse:

    Usei o clobetasol nos cotovelos onde tinha uma lesão significativa e enrolei com filme de PVC aqueles usados para cobrir alimentos tive um resultado perto de 100%.

    • fabia disse:

      Sim essa dica eh otima, sem querer comprei essa pomada para outros fins e quando vi que servia pra psoriase eu usei uns 5 dias bastante pomada no algodao e enrolei com pvc os cotovelos e sarou e a pele voltou ao normal depois de tomar sol.. maravilhosa essa pomada

  4. maria de lourdes disse:

    meu filho tem 4 anos e tem psoríase na pele, estou usando propionato de clobetasol 0,5mg só que na bula diz que não pode ser usado por mais continuo o que pode acontecer?

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.