Descubra como aumentar o NO e a performance física

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Sweet Beet – Aumenta a produção de NO e a performance física

O óxido nítrico (NO) é hoje bem estabelecido quanto a sua função como um dos maiores contribuintes na vascularização do músculo esquelético e controle metabólico. O NO é produzido endogenamente pela redução da L-arginina em L-citrulina via três isoformas distintas da óxido nítrico sintase (iNO). Existem evidências emergentes que uma dieta inorgânica pode liberar nitrato (NO3), por exemplo via ingestão do Sweet beet, que pode reduzir a nitrito (NO2), e subsequentemente formar NO e outros intermediários reativos de nitrogênio, que impacta a hemodinâmica e a função muscular metabólica (FERGUSON et al., 2013). Resulta também na redução da pressão sanguínea e influencia positivamente na resposta fisiológica ao exercício físico (WYLIE et al., 2013).

O NO desenvolve também um papel na regulação do fluxo sanguíneo, contração muscular, diferenciação de miócitos, e homeostase da glicose e cálcio (DEJAN et al., 2004). Além disso, a exposição prolongada das células ao NO tem mostrado estimular a biogênese mitocondrial através do ciclo da guanosina em vias dependentes de monofosfato (CERMAK et al., 2012).

atividade-fisicaA suplementação com nitrato pode alterar a resposta fisiológica ao exercício via efeitos específicos no músculo Tipo II. Exercícios de alta intensidade iniciados a partir de uma taxa metabólica elevada, seria de se esperar um aumento proporcional da ativação das fibras musculares (tipo II) de ordens superiores. Um estudo avaliou a hipótese que, comparado com o placebo, a suplementação com Sweet beet (SB), rico em nitrato, aceleraria a fase cinética II do VO2 e aumentaria a tolerância ao exercício durante o exercício de intensidade severa, iniciada a partir de uma base de exercícios de intensidade moderada (BREESE et al., 2013).

Para avaliar tal hipótese, nove indivíduos saudáveis, fisicamente ativos foram divididos para participar do estudo, duplo-cego cruzado, para receber SB, durante 6 dias. Nos dias 4, 5 e 6 dos períodos de suplementação, os indivíduos completaram um protocolo de exercício que incluiu transições de exercício leve a intensidade moderado (L → M), seguido imediatamente por exercício de intensidade moderado a grave (M → G). Comparado com o placebo, BR elevou a concentração plasmática de nitrito (PL: 65 ± 32 vs BR: 348 ± 170 Nm, P <0,01) e reduziu o VO2 (p), em M → S (PL: 46 ± 13 vs BR: 36 ± 10 s, P <0,05), mas não L → M (PL: 25 ± 4 vs BR: 27 ± 6 segundos, P> 0,05). A suplementação com suco rico em NO3 (-) acelera a cinética do VO2 e aumenta a tolerância ao exercício durante o exercício de intensidade grave, quando iniciada a partir de uma taxa metabólica elevada (BREESE et al., 2013).

Foi avaliado o efeito de uma dose simples de concentrado de RB na resposta fisiológica ao exercício submáximo no tempo de desempenho em ciclistas treinados expostos a simulação de altitude moderada (2500m). 9 atletas competitivos amadores, do sexo masculino completaram quatro triagens de exercícios, consistindo em um teste inicial leve a exaustivo, e três triagens em bicicleta ergonômica. Os segundo e terceiro ensaios foram precedidos por ingestão de entre 70 mL de SB ou com depleção de nitrato de BR (PLA) 3 h antes do exercício. A dosagem plasmática de nitrito e nitrato, mensurado imediatamente após o exercício foi maior após a ingestão de SB, comparado ao placebo, a performance do exercício também foi significativamente melhor. A ingestão de SB fornece auxílio ergonômico prático e efetivo para o exercício de resistência em alta atitude (MUGGERIDGE et al., 2014).

Bikes (62)

Estudo mostra que seis dias de suplementação dietética com nitrato na forma de suco de beterraba (~0,5L/d) tem mostrado reduzir a receptação de oxigênio pulmonar (VO2) durante o exercício submáximo e aumentar a tolerância a taxas de trabalho de alta intensidade, sugerindo que o nitrato pode ser um importante agente ergogênico. Os autores testaram a hipótese de que 6 dias de ingestão de nitrato pode melhorar o tempo de desempenho de ciclistas treinados. Utilizando um estudo duplo-cego, 12 ciclistas do sexo masculino ingeriram 140mL de concentrado de beterraba (~8mmol/d nitrato) ou placebo, por 6 dias. Após o sexto dia de suplementação, os ciclistas realizaram 60m de ciclismo, 10Km. O desempenho físico e a potência do exercício melhoraram após a ingestão de beterraba, comparado ao placebo. O VO2 submáximo foi menor após a suplementação com beterraba, que com placebo, o que mostra a melhora na performance dos ciclistas (CERMAK et al., 2012).

Em outro estudo duplo-cego controlado por placebo, realizado com 14 remadores, que fizeram o consumo de Sweet beet ouremadores placebo, por 6 dias, mostrou melhora na performance da atividade. De acordo com os resultados, a suplementação resultou em melhora significativa no tempo de repetição, com a suplementação, principalmente nos últimos estágios da atividade física (BOND et al., 2012).

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Referências:

Bond H, Morton L, Braakhuis AJ. Dietary nitrate supplementation improves rowin performance in well-trained rowers. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, 2012, 22, 251-256.

Breese BC, McNarry MA, Marwood S, Blackwell JR, Bailey SJ, Jones AM. Beetroot juice supplementation speeds O2 uptake kinetics and improves exercise tolerance during severe-intensity exercise initiated from an elevated metabolic rate. Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol. 2013 Dec 15;305(12):R1441-50. doi: 10.1152/ajpregu.00295.2013. Epub 2013 Oct 2.

Cermak NM, Gibala MJ, Loon LCG. Nitrate suplementation’s improvement of 10-Km time-trial performance in trained cyclists. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, 2012,22,64-71.

Dejam A, Hunter C, Schechter A, et al. Emerging role of nitrite in human biology. Blood Cells, Molecules & Diseases. 2012. 32(3), 423-429.

Ferguson SK, Hirai DM, Copp SW, Holdsworth CT, Allen JD, Jones AM, Musch TI, Poole DC. Impact of dietary nitrate supplementation via beetroot juice on exercising muscle vascular control in rats. J Physiol. 2013 Jan 15;591(Pt 2):547-57. doi: 10.1113/jphysiol.2012.243121. Epub 2012 Oct 15.

Muggeridge DJ, Howe CC, Spendiff O, Pedlar C, James PE Easton C. A single dose of beetroot juice enhances cycling performance in simulated altitude. Med Sci Sports Exerc. 2014 Jan;46(1):143-50. doi: 10.1249/MSS.0b013e3182a1dc51.

Wylie LJ, Kelly J, Bailey SJ, Blackwell JR, et al. Beetroot juice and exercise: pharmacodynamic and dose-response relationships. J Appl Physiol (1985). 2013 Aug 1;115(3):325-36. doi: 10.1152/japplphysiol.00372.2013. Epub 2013 May 2.

 

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